DESTAQUE Política

ALMT homenageia Rede de Hotéis Mato Grosso

Na ocasião, foram entregues honrarias, em reconhecimento aos relevantes serviços prestados pelos representantes da entidade em todo o estado e colaboradores do turismo destes segmentos

Cento e vinte e três profissionais da Rede de Hotéis Mato Grosso (RHMT) e 30 membros do Sindicato dos Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares (SHRBS-MT) foram homenageados com moções de aplausos pela Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT) em sessão solene realizada na noite desta quinta-feira (24). As moções entregues foram requeridas pelos deputados Eduardo Botelho (União) e Wilson Santos (MDB) como forma de reconhecimento pelas contribuições ao estado e à população mato-grossense no fomento ao turismo.

“Poder homenagear profissionais, empresas e entidades que representam a força que faz de Mato Grosso um estado cada vez mais forte e desenvolvido é mais do que uma honra para este Parlamento, é uma responsabilidade e uma retribuição” afirmou o presidente do Legislativo, deputado Eduardo Botelho.

“A homenagem é o reconhecimento a um setor que, além de contribuir com o desenvolvimento do estado, também representa a hospitalidade do nosso povo, seja pela receptividade dos cuiabanos, como pela nossa culinária”, afirmou o deputado Wilson Santos.

O parlamentar destacou a importância dos empresários e entidades que trabalham para fortalecer o turismo. “Mato Grosso é um estado de grande extensão e com baixíssima população. A densidade demográfica é uma das menores do país, mas Mato Grosso tem uma das maiores renda per capita e um PIB crescente. Ele lidera o crescimento nacional há quarenta anos e nada mais justo do que homenagear os empreendedores que contribuem para esse desenvolvimento”, disse.

Pioneira no estado, a Rede de Hotéis Mato Grosso conta com seis empreendimentos em Cuiabá e região e gera mais de 300 empregos diretos. “Destes, 132 são funcionários com mais de 15 anos dedicados só ao grupo”, como contou o presidente da rede, Leopoldo Mario Nigro Filho. Ele destacou a importância de poder homenagear os profissionais que fazem história junto com a empresa. “É uma honra poder homenagear e valorizar quem representa o serviço que prestamos e que contribui para tornar nossa empresa representativa para o desenvolvimento do turismo”, afirmou. Nigro falou da satisfação de ter uma equipe fidelizada por tanto tempo. “Sinal de que estamos conseguindo prosperar no nosso maior investimento, que são as pessoas que trabalham conosco, o evento de hoje é uma forma de retribuir essa parceria”, concluiu.

Da limpeza para a maestria no atendimento aos clientes, são trinta anos de história profissional do maître Eurípedes Teixeira Matos junto à RHMT. Eurípedes contou que a oportunidade era um trabalho provisório, mas que virou uma paixão. “Eu limpava o chão, mas comecei a gostar da rotina no hotel e me interessar principalmente pelo restaurante. Lia os rótulos dos vinhos e passei a estudar e fazer cursos para conhecer mais”, recordou. É com orgulho que conta do reconhecimento da empresa que oportunizou cursos fora do estado para torná-lo mais capacitado na profissão. “A homenagem de hoje me fez lembrar de toda minha história e fico muito emocionado com esse reconhecimento. Espero que seja também uma inspiração para os mais jovens”, afirmou com emoção.

Outra homenageada é a responsável financeira da rede, Maria de Lourdes Oliveira Nigro, a dona Lurdinha. Com mais de cinquenta anos dedicados à empresa, ela contou que assumiu o financeiro muito nova, por volta dos 15 anos. “É uma parte muito importante e precisava de alguém para se dedicar a isso e eu resolvi assumir, junto do meu esposo. Foi um desafio que fizemos juntos”, revelou. Lurdinha destacou que uma das principais características da rede é conseguir manter um ambiente acolhedor tanto para quem trabalha como para os hóspedes. “Procuramos manter o mesmo sentimento de quando começamos o primeiro hotel e acho que tem dado certo”, falou com orgulho.

Prestes a completar 18 anos de trabalho, no dia 1º de setembro, a camareira Maria Barbosa Aleixo afirmou que o trabalho ajudou a fixar raízes em Mato Grosso. Natural de Uirapuri, estado de São Paulo, ela disse que passou por Mato Grosso do Sul antes e que a oportunidade de trabalho lhe deu confiança de uma vida melhor em Mato Grosso. “Gosto do serviço que faço, achei a oportunidade e sou valorizada por isso, não tem como não me orgulhar”, afirmou emocionada.

Outra homenageada da noite foi a responsável jurídica do SHRBS-MT, Cláudia Aquino de Oliveira. Muito me orgulha receber essa honraria. “São 22 anos dedicados ao sindicato e desde sempre fui uma das poucas mulheres na administração”, recordou. “Ter esse reconhecimento fortalece o convite para que mais mulheres integrem o sindicato”, afirmou. “É fato que muitas delas participam da gestão dos negócios, principalmente na área administrativa, e que desempenham muito bem essas funções, mas o sindicato é mais um espaço para que elas possam fazer a diferença. A diretoria apoia muito a participação feminina e sou prova disso”, concluiu com orgulho.

O presidente do SHRBS-MT, Luís Carlos Oliveira Nigro, destacou a importância de reconhecer o esforço da entidade e dos associados para o desenvolvimento do estado. “É um segmento que emprega mais de 30 mil pessoas em empregos formais, que gera renda e empregos em todo o estado” defendeu. Nigro destacou que o segmento é um dos que mais emprega pessoas sem experiência. “São empresas que conseguem abraçar pessoas sem prática e dentro do segmento conseguem oferecer capacitação para preparar profissionais aptos para atuarem no atendimento aos turistas”, explicou.

Jaime Okamura, idealizador da Feira Internacional de Turismo (FIT) do Pantanal, foi um dos homenageados e destacou os avanços do sindicato, que completa 36 anos. Uma das grandes novidades, segundo ele, é a participação inédita da FIT Pantanal dentro da Abav Expo Internacional de Turismo, que acontece em setembro. “Estamos levando Mato Grosso pela primeira vez ao maior evento de turismo da América Latina e isso é uma parte do plano de desenvolvimento do turismo”, antecipou.

Além das moções, a Assembleia fez a entrega de título de cidadão mato-grossense para o presidente da Federação Brasileira de Hospedagem e Alimentação (FBHA), Alexandre Sampaio, que falou do orgulho em receber a honraria e da importância do estado para o turismo nacional. “Mato Grosso cresce de uma maneira que impulsiona o Brasil e nós queremos que o turismo se firme em Mato Grosso para crescer tanto quanto o estado”, afirmou, ao destacar as articulações políticas da entidade para fortalecer o setor.

SHRBS-MT – Teve a sua origem na Associação Profissional de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares de Cuiabá, fundada em 13 de dezembro de 1976.

Em 31 de junho de 1987, por iniciativa dos empresários do ramo da hotelaria e gastronomia de Cuiabá, foi alterado para sindicato com intuito de fortalecer e melhorar a representatividade da categoria.

Inicialmente a sua base territorial era apenas no município de Cuiabá e, em 5 de maio de 1998, por decisão da Assembleia Geral, foi alterada para todo o estado de Mato Grosso, exceto o município de Várzea Grande, passando o sindicato a ter a denominação de Sindicato Intermunicipal dos Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares do Estado De Mato Grosso (SHRBS-MT).

Foto: Ronaldo Mazza

MAÍRA NIENOW / Secretaria de Comunicação Social da ALMT

Posts Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *